Descrição da dinâmica:
Preparação: Colocar a roleta num local acessível e visível para todos. Caso a roleta seja digital, garantir que está funcional no início da dinâmica.
- Introdução ao tema: Inicialmente, explicar que, nos diversos ambientes em que os elementos estão inseridos (família, escola, atividades extracurriculares, escuteiros, etc), passamos por várias emoções ao longo do dia, e que é muito importante reconhecer e saber lidar com isso. Deve também ser explicado aos elementos, como é que as nossas emoções e a sua gestão, podem influenciar as diversas relações que estabelecemos.
- Apresentação da roleta: Mostrar aos elementos a roleta, e explicar que cada um a irá girar e posteriormente dar resposta da forma solicitada ao desafio do respetivo cartão.
- Girar a roleta: um elemento gira a roleta e a equipa de animação lê o que diz o respetivo cartão.
- Exemplos de cartões:
- Medo: Refere a última situação em que sentiste medo e diz o que fizeste para o ultrapassar; O que fazes quando um amigo teu sente medo?
- Nojo: Para ti, o que é sentir nojo? ; O que fazes quando sentes nojo?
- Raiva: Cria uma mímica para um momento em que sentiste raiva e questiona o grupo se se aperceberam na altura
- Surpresa: Desenha para ti o que é uma surpresa; Durante o dia de hoje surpreende um elemento da unidade
- Felicidade: Trauteia uma música que exprime felicidade
- Tristeza: Dá um abraço a alguém do grupo que sintas que está triste neste momento;
Material e outros subsídios:
Roleta (física ou digital) com 6 áreas distintas: medo, nojo, raiva, surpresa, felicidade e tristeza; Cartões associados a cada emoção
Exemplo de link para roleta digital:
https://spinthewheel.io/pt