Roleta das emoções/relações

Descrição da dinâmica:

Preparação: Colocar a roleta num local acessível e visível para todos. Caso a roleta seja digital, garantir que está funcional no início da dinâmica.

  1. Introdução ao tema: Inicialmente, explicar que, nos diversos ambientes em que os elementos estão inseridos (família, escola, atividades extracurriculares, escuteiros, etc), passamos por várias emoções ao longo do dia, e que é muito importante reconhecer e saber lidar com isso. Deve também ser explicado aos elementos, como é que as nossas emoções e a sua gestão, podem influenciar as diversas relações que estabelecemos.
  2. Apresentação da roleta: Mostrar aos elementos a roleta, e explicar que cada um a irá girar e posteriormente dar resposta da forma solicitada ao desafio do respetivo cartão.
  3. Girar a roleta: um elemento gira a roleta e a equipa de animação lê o que diz o respetivo cartão.
  4. Exemplos de cartões:
    • Medo: Refere a última situação em que sentiste medo e diz o que fizeste para o ultrapassar; O que fazes quando um amigo teu sente medo?
    • Nojo: Para ti, o que é sentir nojo? ; O que fazes quando sentes nojo?
    • Raiva: Cria uma mímica para um momento em que sentiste raiva e questiona o grupo se se aperceberam na altura
    • Surpresa: Desenha para ti o que é uma surpresa; Durante o dia de hoje surpreende um elemento da unidade
    • Felicidade: Trauteia uma música que exprime felicidade
    • Tristeza: Dá um abraço a alguém do grupo que sintas que está triste neste momento;

Material e outros subsídios:

Roleta (física ou digital) com 6 áreas distintas: medo, nojo, raiva, surpresa, felicidade e tristeza; Cartões associados a cada emoção

Exemplo de link para roleta digital:
https://spinthewheel.io/pt

Mais informações para as equipas de animação.

Palavras Chave

criança emoções jovens relação educativa

Secções Compatíveis

I II

Número de Participantes

Toda a secção
45 minutos

Objetivos

Potenciar nas crianças e jovens a capacidade de reconhecerem e expressarem as diversas emoções; Promover a empatia e o respeito na relação educativa; Promover o diálogo sobre a pertinência de gerir as emoções de forma saudável

Avaliação

Depois de experimentar esta dinâmica, dá-nos a tua opinião

Faz Download
da Dinâmica

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de utilizador possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando retorna ao Movimento Seguro e ajuda a nossa equipa a entender quais seções do site considera mais interessantes e úteis.